Sobre Nós

 

Nesta atual formação, estão oito pesquisadores que já participaram uma ou mais vezes do grupo anterior, desde a sua formação, em 2006, a saber: José Newton Garcia de Araújo (PUC Minas), Mário César Ferreira (UnB), Vanessa de Andrade Barros (UFMG), Rosângela Maria de Almeida Camarano Leal (UFSJ), Josep Maria Blanch (U. A. Barcelona), Maria Inês Assumpção Fernandes (USP), Cleverson Pereira de Almeida (Mackenzie), Magali Costa Guimarães (UnB). Os novos integrantes são: Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (UFRN), Luiz Gonzaga Chiavegato Filho (UFSJ), João César Freitas Fonseca (PUC Minas), Magda Duarte dos Anjos Scherer, Tatiane Paschoal, Carla Sabrina Xavier Antloga (UnB) e Viviane Giroto Guedes (UERJ).

Nesta nova composição, estão contempladas três regiões do país (Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além de um representante da Espanha) e dez diferentes instituições. Participarão também do GT duas doutorandas: Lecy Rodrigues Moreira (UFMG) e Júlia Nogueira Dorigo (USP). Julgamos que esta diversidade favorecerá um intercâmbio bastante fecundo entre os membros do grupo.

Observamos também que os novos integrantes do GT já participavam, com frequência variada, de atividades acadêmicas diversas, em conjunto com os antigos participantes. Estes últimos têm colaboração conjunta em: organização de eventos como os Colóquios Internacionais de Psicossociologia e Sociologia Clínica, realizados em Belo Horizonte (2001, 2007, 2009); em mesas-redondas e simpósios de eventos nacionais e internacionais, como os Congressos Norte-Nordeste de Psicologia, os Congressos Brasileiros de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, Congresso de Qualidade de Vida no Trabalho no Setor Público Brasileiro, entre outros; na organização ou publicação conjunta em livros, como Trabalho e Saúde: o sujeito entre emancipação e servidão, Curitiba: Juruá, 2008; Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea, Brasília: CFP, 2010; Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, Curitiba: Juruá, 2010; Violência no Trabalho, SP: Mackenzie, 2010; Dominação e Resistência, no contexto trabalho-saúde, SP: Mackenzie, 2011; oferta conjunta de disciplinas de Pós-Graduação; participação em bancas de mestrado e doutorado. Estas e outras parcerias constam nos CV Lattes dos participantes.   

Para o próximo simpósio da ANPEPP, o GT buscará fortalecer sua produção conjunta, envolvendo pesquisas e colaborações na pós-graduação, centradas no eixo trabalho-saúde, no sentido de consolidar as chamadas clínicas do trabalho (Psicossociologia do Trabalho, Ergonomia da Atividade, Clínica da Atividade, Psicodinâmica do Trabalho, Ergologia), em diálogo com práticas e disciplinas afins, no campo da saúde e do trabalho. 

Você pode marcar informações importantes ou anúncios em texto dessa forma

Nossos Usuários

Futuramente, deveremos decidir se o Blog será acessado por outras pessoas, além dos membros do GT.

História do Projeto

 

Histórico do grupo

Ao apresentar a proposta deste GT, intitulado “Trabalho e Saúde”, assinalamos que ele não é um grupo novo. Ele se constitui como desdobramento do GT que já tinha este nome e que se dividiu, pelo fato de uma parte do mesmo ter optado por centrar seus trabalhos na abordagem da Psicodinâmica do Trabalho. Assim, o grupo remanescente guardará o nome “Trabalho e saúde”, dando continuidade à sua trajetória anterior, na qual se contempla a diversidade de escolas teóricas e metodologias que fundamentam pesquisas e intervenções no campo específico da psicologia do trabalho ou das chamadas “clínicas do trabalho”.